Uma decisão demora apenas uns segundos a tomar. Não esperes com uma decisão que tudo vai ficar melhor, mas se ficas a pensar nisso nada vais mudar.
A decisão tem um poder magnífico, que é o despertar novas soluções em ti.
Quando decides algo novo, surge a capacidade de criar novos caminhos, caminhos esses ainda não percorridos por ti, é em parte assustador porque vais sair da tua zona de conforto, mas e aqui que realmente cresces em termos pessoais, crias o próprio impacto no teu crescimento.
Não esperes que alguém compreenda a tua decisão, porque é diferente de mais de 90% da população, no entanto, se decidires fazer esse caminho prepara-te para seres antes de teres…
Neste último ponto que crescemos, que nos tornamos melhores, que passamos a ter uma visão e um propósito diferente do resto do mundo…
É neste momento que vais COMEÇAR A FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO.
O primeiro MUNDO que tens que impactar é o teu, e só DEPOIS é que podes Impactar o Mundo no GERAL.
Nós viemos para este mundo não apenas de passagem, mas sim para fazer a diferença…
E só começas a fazer a diferença quando decides mudar!! O resto, fazes todos os dias para cumprir a decisão e os planos e ideias aparecem!!
Agora vou passar a explicar todo o processo de decisão e o poder que a decisão tem, de forma a que compreendas melhor o que quero dizer:
1.Base da Decisão
As decisões e as ações são produto de desejos, mas também de crenças.
Desejos e crenças são os principais estados mentais de que dispomos para nos relacionarmos com os objectos.
Enquanto os desejos são satisfeitos ou frustrados, as crenças são verdadeiras ou falsas.
É, portanto, completamente diferente a natureza da sanção/punição que é emanada da realidade exterior relativamente a estes dois tipos de estados mentais.
Mas, esta sanção exterior tem consequências semelhantes, uma vez que, em ambos os casos, suscita emoções, outro tipo de estado mental.
A emoção é um sinal fisiológico, variável em qualidade (a alegria e a tristeza são diferentes qualidades), duração e intensidade, acessível à consciência.
As reacções emocionais ajudam-nos a identificar e a actualizar as modificações que têm lugar nos nossos desejos e crenças.
O que quer dizer isto Tudo? Vou-te dar um exemplo (e esta frase mexeu comigo quando tomei esta decisão):
É nos momentos de decisão que nosso destino é traçado!
Anthony Robbins
Eu desde que tenho o meu negócio que me comecei a desenvolver pessoalmente, e isto começou a criar uma inquietude em mim mesmo, que era: “Eu quero partilhar todos os meus Conhecimentos e todas as Minhas aprendizagens com o Mundo“!
Como podia fazer isto? Criando um Blog, página de Facebook e Instagram (só assim posso chegar a milhões de pessoas). É Genial, não é?
Obviamente que esta decisão foi tomada em 5 segundos, o problema foi o que veio a seguir.
O meu Medo de pensar o que os outros iriam pensar do que eu digo, se vêm competências em mim para falar dos assuntos que falo, que me ia expor perante muitas pessoas que iriam falar de mim…
No entanto, está inquietude, este senso de fazer a diferença e a vontade de mostrar ao mundo o que eu tenho a dizer veio à tona. E eu tinha coisas para dizer:
- A minha história;
- Os meus erros e falhas;
- As minhas descobertas e sucessos;
- E como eu tenho vindo a superar os desafios mesmo numa realidade caótica e sem uma luz ao final do túnel.
O que é que é isto da Luz ao Final do Túnel? É o destino final da tua decisão. Este é o verdadeiro desafio, porque tens que:
- Em primeiro lugar tornar-te na pessoa que Queres SER no final desse caminho;
- Em segundo Lugar percorrer o caminho sem medo e aceitar os desafios que te surgem no mesmo.
ISTO É DESENVOLVIMENTO PESSOAL. Tu sabes o inicio do caminho (Decisão), sabes o Final (O que tu esperas da Decisão), só não sabes o caminho. Mas tens que o percorrer e tornar-te melhor todos os dias.
De um modo geral e de forma resumida, Tens que Tomar uma Decisão e Quebrar as Tuas Crenças Limitantes, Torna-te o Super-Herói que eu sei que És!!
Sacha Matias
Artigo Relacionado: Qual é a tua Verdade?
2.Motivação para consolidar a Decisão
Se eu tivesse a tua força e Motivação eu também conseguia!!
Ouço tantas vezes isto, mas a diferença é que eu TENHO UM MOTIVO PARA ESTAR MOTIVADO!!
Então em primeiro lugar tens que ter um Motivo, após a decisão!!
Imagina esta situação: Acabaste de tomar a decisão de ter mais tempo com a tua família (depois de teres vindo de um evento que fala sobre a importância de passares tempo com a tua família).
Percebeste que o tempo é finito, e que tudo o que já passou não volta atrás:
- as fotos que não tiraste com os teus filhos, as vezes que não tiveste a possibilidade de os deitar ou partilhar uma refeição, as vezes que não namoraste com a tua esposa/marido…
Passado duas semanas não passas tempo nenhum com a tua família e a tua motivação começa a baixar. É nesta fase que começas a ficar desmotivado e começa então um problema:
- Começas a Queixar-te que afinal aquilo que te disseram não é verdade;
- Que o que tu viste não se adequa afinal a ti;
- Que foste enganado.
No entanto a pergunta que eu te faço é a seguinte: “O que é que mudaste nestas duas semanas, para teres mais tempo com a tua família?”
E sabem qual é a resposta mais comum: NADA!!
Neste momento começam as desculpas: Não tive oportunidade, o meu trabalho não permite, sinto-me cansado porque trabalho muito… e continuava interminavelmente esta lista…
Deixa-me dizer-te já isto: TODAS AS DECISÕES QUE TOMES, TÊM QUE TER UMA MUDANÇA ASSOCIADA. Essa mudança é que que te torna então na pessoa que quer ter, por exemplo, mais tempo de qualidade com a família.
Como diz um dos meus mentores:
“Todo o sucesso vem do Desenvolvimento Pessoal; Tens que ter um Motivo para isso”
O que ele quer dizer com isto?
Qualquer pessoa que está motivada só está porque tem um motivo (ter tempo para a família, ter a liberdade financeira, ser o melhor pai/mãe…), e só fica desmotivada porque se ESQUECEU DO MOTIVO.
Nós não estamos desmotivados porque a escolha que fizemos não funciona (criar uma ideia genial para o mercado, iniciar um novo negócio…), mas na VERDADE, e vou-te dizer isto mesmo que te doa, não funciona porque estás DESMOTIVADO (esqueceste-te do teu VERDADEIRO MOTIVO).
“Todas as escolhas que fizeres têm um motivo, DIZ QUANTAS VEZES PARA TI MESMO O MOTIVO QUE TENS!!”
Sacha Matias
3.Crenças que interferem ou ajudam na Decisão
Todos nós temos a capacidade de fazer o que queremos, apenas temos crenças que nos limitam ou nos potenciam!!
“Quando acreditamos em algo, agimos como se isto fosse verdadeiro.”
John Seymour
Como determinamos o que é distorcido, generalizado ou que não aceitamos nas interpretações que fazemos todo o santo dia?
A resposta é: Crenças! Filtramos a nossa realidade a partir das nossas crenças!
As Crenças não são mais que tudo o que tu assumiste como verdade absoluta e está enraizado dentro do teu inconsciente. Não tem nada a ver com crenças religiosas, ok?
Tudo o que viveste até hoje foi absorvido e interpretado por ti, o que aconteceu na tua família enquanto crescias, nas aprendizagens que tiveste (da tua religião, as tuas habilitações, o que o teus pais te ensinaram), nas crenças e nos valores do local onde tu viveste e os teus pais, nas decisões que tu tomaste sobre o mundo, etc.
Tudo isto e muito mais foram acções que influenciaram a tua mente e o teu pensamento que tu tens actualmente.
E se tu voltares para o “aqui e agora”, perceberas que tens algumas convicções enraizadas dentro de ti.
A esta convicção enraizada damos o nome de CRENÇA.
À medida que criamos uma crença, interpretamos situações (usando os nossos próprios filtros) levando em conta aquela crença.
Portanto se tenho a crença:
“Sou incapaz e não merecedor!”
Tu a falares contigo
Então o resultado é: Sempre que iniciares algo, que tiveres um desafio novo, queiras iniciar exercício físico, queiras ensinar algo de novo aos teus filhos o que vais dizer é: SOU INCAPAZ E NÃO MERECEDOR!!
Quantas vezes já disseste: ISSO NÃO É PARA MIM?
Falo disso porque nós todos temos crenças. A minha Maior era que achava que para as pessoas gostarem de mim, eu tinha que lhes dizer que sim a tudo e o que aconteceu:
- Sempre que eu dizia o primeiro NÃO à algumas pessoas que anteriormente ajudei e que disse que SIM, passaram a falar mal de mim…
- Aprendizagem que retirei daqui: Não interessa tudo o que tenhas feito bem, assim que falhas uma vez passas a ser mal-amado!!!
- Então o truque está: Eu tenho é que me AMAR primeiro e ajudar-me a mim primeiro, e depois é que terei realmente capacidade de ajudar e apoiar os outros.
E tenho vários exemplos para contar as minhas crenças limitantes. Irei ao longo do tempo contar essas histórias.
O que quero deixar claro aqui é que uma crença não é algo racional e não tem relação com pensar positivo.
A crença é algo interno, enraizado no nosso inconsciente e impede-te ou diminui a tua velocidade para alcançar aquilo que tu desejas. Eu vivi isto na prática e por isso enfatizo aqui.
As crenças não vão embora a menos que façamos algo para ela ir.
E só quando eliminares as tuas crenças limitantes é que irás de fato limpar as lentes para ver o mundo como realmente ele é.
Então e como podes mudar isto?
Para que gosta do Filme Matrix vai compreender esta frase:
“Tu sabes algo. Mas não consegues explicar… Mas Tu sentes! Sentiste isso a vida toda! Tem algo de errado com o mundo, mas tu não sabes o que é, mas existe. Como um zumbido na tua cabeça a enlouquecer-te.. Tu sentes!”
Morpheus a falar com Neo Sobre a Matrix
É neste momento que tens que fazer uma escolha:
- A pílula Azul;
- A pílula Vermelha.
Eu ADORO este filme e liguei-me muito a esta parte especifica…
Existe algo que não conseguimos explicar. Uma insatisfação, uma inquietude. E mais do que isso. Tem algo a ver com o mundo em que vivemos… E queremos mudar isso.
O que quero propor-te a partir de agora é conheceres uma nova realidade. E para isso quero-te oferecer duas pílulas, fazendo novamente esta analogia ao filme.
Eu quero-te convidar a sair da tua realidade, a Matrix, para conheceres um mundo como um todo, interpretar as coisas de uma outra forma e isso vai ser desconfortável.
E por isso estou-te a dar a opção:
- Se escolheres a pílula azul podes parar de ler este artigo e deixar de me seguir. Mentira! Eu vou estar sempre online e o meu site também, e todos os dias estou a trabalhar para acrescentar valor a quem se cruza comigo. A solução manual para ti é fechares esta página. E está tudo bem.
- Mas se escolheres a pílula vermelha, ficas aqui comigo e eu vou-te dar os próximos passos para entrares comigo dentro desta nova realidade. E vais perceber que podes interpretar as coisas de uma outra forma, podendo gerar em ti mesmo mais clareza para as tuas escolhas e ousadia nas tuas acções. Tu vens?
Parabéns por teres continuado… Agora tens que assumir uma nova característica, a RESPONSABILIDADE.
Depois de perceberes que o teu Mundo é muito mais abrangente do que imaginavas, daquele mundo em que estavas habituado a acordar, deixares os teus filhos, trabalhares das 09:00 às 18:00, buscares os teus filhos, fazer tudo à pressa e deitar exausto. E no dia seguinte o mesmo!!
Até que chega um maluco que te diz que a vida dele mudou radicalmente, com uma oportunidade que surgiu para ele. E ele diz-te que também é possível que tu faças!!
Depois de ouvires, ficas a questionar-te interminavelmente: “Isto é verdade?”, “Será que funciona?”, e a mais importante:”Será que funciona para mim?”.
Video Relacionado: Crenças
E num determinado momento convenceste-te com fatos, argumentos, histórias que este maluco te apresentou e as coisas começam a fazer sentido.
E é neste exacto momento algo curioso acontece. Tu começas a perceber que a vida tem agora um novo rumo.
Percebes que agora alguma coisa se inverteu. Agora a decisão de como vais viver daqui para frente não é mais externa. Isto significa que tu estás no controlo.
Isto quer dizer ainda que, tu podes e deves assumir a responsabilidade para criar a vida que tu realmente desejas e mereces.
“As crenças têm o poder de criar e o poder de destruir. Os seres humanos têm a capacidade incrível de tomar qualquer experiência nas suas vidas e criar um significado que os enfraquece ou um significado que pode literalmente salvar as suas vidas.”
Tony Robbins
A minha proposta para ti é: Imagina uma Vida que não tens a preocupação em termos de tempo e dinheiro, que fazes todos os dias as tuas verdadeiras paixões e que tens o estilo de vida que sempre sonhas-te?
E para isso Lanço-te três perguntas para começares a trabalhar isto:
- Se tu tivesses apenas 6 meses de vida, mas pudesses estar saudável e activo até o momento da tua morte, o que farias com o teu tempo? Por quê?
- O que é que tu farias mesmo de graça pelo simples fato de adorares fazer?
- Qual o teu dia de trabalho perfeito? E com a tua Família?
Em Primeiro Lugar, responde a estas perguntas.
Em segundo Lugar, deves começar a trabalhar em ti mesmo. E para isso tenho uma proposta para ti, podes começar a aplicar técnicas para te sentires mais confiante e assim preparado para combater as tuas crenças ao subscreveres aqui para descarregares o E-BOOK:
- “Está na Altura de Ganhar Tempo”
Acredito que as técnicas que coloco lá vão-te ajudar a ti como me ajudaram a mim. Criei-o para te ajudar!!
“Se queres resultados diferentes, tens que fazer algo diferente. E o primeiro passo é a decisão. Apenas demora 3 segundos…”
Sacha Matias
Comenta com a tua opinião ou então conta-me a tua história para me inspirares também.
Obrigado por estares aqui,
Sacha Pereira Matias