Sacha Matias (Criador Dr. Performance<br>e Método Dr Performance 15 Minutos)

Sacha Matias (Criador Dr. Performance
e Método Dr Performance 15 Minutos)

Professor, formador, adoro ajudar as pessoas a manterem-se saudáveis.
Entusiasta pela família, pessoas e desporto.

"Gostava de te ajudar a chegar a mais pessoas Sacha, como posso fazer?"
Obrigado por isso.
Podes Partilhar com mais Pessoas
(carrega num dos ícones)
Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Pinterest

Qual é o Teu Tipo de Líder?

Tipo de Líder, por Sacha Matias
Quanto mais Carismático e Agregador for o Líder, mais forte e unida é uma equipa

Existe uma pergunta que não é fácil responder: Que Tipo de Líder és Tu? Vou-te mostrar 3 Tipos de Lideres e tu, com a leitura, vês em qual te encaixas melhor.

Já te questionas-te que tipo de líder és tu? Esta é uma pergunta que pode levar a múltiplas respostas e, vou-o demonstrar, de forma simples e resumida em 3 tipos.

“Espera Sacha, mas eu não sou Líder nem mando no meu trabalho, como queres que saiba que tipo de Líder que eu sou?”

As perguntas que tu colocas são geniais.

Qualquer pessoa é líder desde que nasce. Sempre que tomas uma decisão para qualquer coisa – fazer ou não fazer exercício, iniciar ou não iniciar um negócio, investir ou não investir em mercados financeiros, comprar ou não comprar algo, fazer uma refeição ou outra – estás a ser líder de ti mesmo.

Vais encontrar múltiplos artigos sobre liderança, múltipla bibliografia, vais encontrar 6 tipos, 9 tipos, 5 tipos, ou os que quiseres.

O que apresento aqui é de mais de 18 anos de liderar equipas e de ter tido lideres e chefes em múltiplas áreas económicas e comerciais conjugado a tudo o que estudei. E o resultado foi agregar toda esta informação em 3 tipos de liderança.

Não quer dizer que esteja certo ou errado, como te disse não é mais que uma conjugação de conhecimento adquirido e experiência – E por isso conto com os teus comentários neste artigo para discutirmos este tema.

Liderar é um processo que exige muito treino, muito estudo e habilidade de lidar com pessoas.

Não é de todo, ao contrário do que muitos pensam (e eu pensava assim), uma característica que nasce com alguém, restringindo a “poucos sortudos” o cargo de líder (chefe é outra coisa).

Pelo contrário, um bom líder é alguém que aprendeu ao longo da sua vida em convívio pessoal, familiar e profissional, a melhor forma de guiar, desafiar e acompanhar outras pessoas (começando com os nossos amigos, filhos, marido/mulher, namorados, colegas de trabalho, entre outros).

Neste processo de construção de um líder nota-se, e pela minha experiência, que cada pessoa assume um perfil de liderança diferente (desde a senhora da limpeza que é líder na sua função até ao CEO de topo de uma empresa).

E com este artigo quero que percebas, em primeiro lugar, que tipo de líder te identificas mais e, em segundo lugar, que um líder não tem que ser necessariamente um chefe mas que pode ser alguém que tem uma capacidade única de produzir ou ser capaz de agregar pessoas (mesmo que tenha começado, por exemplo, a trabalhar numa empresa há um mês ou chegou há pouco tempo a uma equipa de treino ou novos amigos – escolhe, dá para tudo).

No final do artigo agrego aquele que, pela minha experiência, eu considero o Líder Quase Perfeito (perfeito não conheço ninguém ainda).

Como disse de Inicio, vou falar de 3 tipos:

1º Tipo: O Líder Chefe

2º Tipo: O Líder “Eu Sei Que Eles Sabem o que Têm que Fazer”

3º Tipo: O Líder Líder

1º Tipo: O Líder Chefe

Tipo de Líder: O Líder Chefe, por Sacha Matias
Nunca Reparaste que os Chefes têm a Tendência a Apontar os Dedos aos Outros?

Já ouviste alguém a dizer: “O meu chefe só dá ordens, mas vê-lo a fazer tá quieto…”

Eu ouvi muitas vezes. E infelizmente ainda é o tipo em maior quantidade, nas empresas/organizações e comportam-se de uma forma “mandona” – só dão ordens.

Têm um estilo quase militar, são como disse os mais comuns nas empresas/organizações e, com “quase certeza absoluta”, tu não gostas deste tipo de líder (porque na verdade não é um Líder na evolução da palavra no século XXI).

O “Líder Chefe” costuma ignorar as outras pessoas, não gosta de ver pessoas a crescer mais que ele (tem um “medo atroz” que lhe “roubem” o lugar), e com isto limitam-se a boicotar sugestões e ideias que não tenham sido sugeridas por ele – pela razão que nomeei atrás.

Além disso, não leva em consideração as características de cada um dos que “lidera” (bem dito é manda), delegando tarefas de acordo com a sua vontade ou de acordo com “troca de favores” (tem garantidamente os elementos preferidos).

É “odiado” por todos na equipa (bem odiado é uma palavra forte, não cria empatia – nem é objetivo para ele) e, com isso, não alcança o melhor desempenho de cada um dos elementos que “lidera”.

Por outro lado, por ser duro, na maioria das vezes alcança os resultados esperados através da pressão e do stress. Por este motivo ainda é muito visto nas grandes empresas.

Obviamente que tem vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Agilidade nos processos de decisão, que geralmente dependem de uma só pessoa;
  • Os liderados tendem a ser mais produtivos, sob a presença e pressão do líder;
  • Maior controlo dos processos e maior especialização por parte da equipe, que trabalha focada nas tarefas.

Desvantagens:

  • O líder chefe pode ser visto pela equipa como um ditador, gerando tensão, stress e consequentemente conflitos dentro da equipa (com preferências evidentes na mesma);
  • Os liderados podem-se sentir sub-utilizados e desvalorizados, já que não contribuem com novas ideias e decisões;
  • Em função da centralização, o líder chefe pode ficar sobrecarregado;
  • Na ausência do líder chefe, a equipe tende a relaxar, podendo ocorrer quebra de produtividade;
  • É mais comum que a equipe apresente frustração e desmotivação (e Burnout);

Exemplos destes Líderes Chefes: Fidel Castro, Hugo Chávez, Muammar al-Gaddafi entre outros (espera!!! Mesmo que tenhas estas características, não estou a dizer que és um tipo que vai conquistar o Mundo, apenas são características).

Resumindo, se te identificas com este tipo de Líder Chefe estas são as tuas características: demonstras características de pessoas que lidam de forma autoritária junto de todas as pessoas que conheces, não aceitas muito bem novas ideias e contribuições, ideias e sugestões e muito menos correções de outros a ti mesmo.

Acabo com esta frase este tipo de Líder Chefe:

“Eu Nunca Erro e Raramente me Engano”

O Líder Chefe

2º Tipo: “Eu Sei que Eles Sabem o que Têm que Fazer”

Tipo de Líder: Eu Sei que Eles Sabem o que Têm que Fazer, por Sacha Matias
“Eles Têm que Saber o que Fazer!” (Resposta de um Líder a Falar de quem o acompanha)

“É pá ele nunca está presente, mas o que é que eu tenho que fazer?”

Já alguma vez trabalhaste com alguém assim? E não falo só de chefes mas também colegas?

E tens algum amigo assim? Pois este é o Líder “Eu Sei que Eles Sabem o que Têm que Fazer”!

Nota de Redação: Estou a falar de um tipo de Líder em cada capítulo e não tens que o atribuir a um cargo de liderança numa organização (que a meu ver é mal utilizado, porque a maioria das pessoas que ocupam esse cargo é o Líder Chefe), mas comparares-te a ti (auto-conhecimento) e a quem tu conheces.

O líder “Eu Sei que Eles Sabem o que Têm que Fazer” dá toda a liberdade para quem trabalha com ele (e família e amigos), confiando na capacidade de cada integrante.

Participa muito pouco, aparecendo, de um modo geral, para resolver problemas ou mediar conflitos (no entanto por vezes pode ser tarde demais em certas organizações).

Só funciona com equipas bem treinadas e motivadas, porque dificilmente ele conseguirá pedir responsabilidade e resultados a cada membro (e aqui podes incluir a tua família e amigos).

Além disso, o número de conflitos neste tipo de liderança será alto, já que é comum que cada membro da equipa quer-se destacar.

Tal como o anterior também tem vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Liberdade para tomada de decisões de cada membro;
  • Confiança no trabalho de cada elemento;
  • Pessoas com uma capacidade de criatividade elevada e muita disponibilidade e iniciativa então beneficiam muito com este líder;
  • Descentralização e pouca burocracia.

Desvantagens:

  • Baixa produtividade por cada elemento da equipa (depende muito dos seus valores pessoais, da visão e motivação) devido à falta de orientação, feedback e controlo na qualidade do trabalho prestado;
  • Sentimento de falta de direção por alguns elemento que participam (nem todas as pessoas têm uma capacidade de iniciativa);
  • Individualismo e pouco respeito à figura do líder.

Vou-te confessar algo que demorei a descobrir: Eu era este tipo de Líder “Eu Sei que Eles Sabem o que Têm que Fazer” e foi por esta razão (uma de 3), que mandei a minha empresa à falência (e conto esta história em pormenor no Livro que estou a escrever no Capítulo 9: Mesmo Com os Melhores, é da Nossa Natureza Errar).

Dei o meu, mas existem casos incríveis deste tipo de Líder: o que mais admiro é o Warren Buffet. Mas ele tem uma equipa altamente treinada que não necessita dele.

Resumindo, se te identificas com este tipo de Líder, significa que és mais liberal (com todas as pessoas que te relacionas), sem um efetivo controlo e acompanhamento do desenvolvimento das etapas, mas sim do resultado final.

“Deixa Fazer, Deixa Errar, Deixa Estar, Está Tudo Bem!”

Líder “Eu Sei que Eles Sabem o que Têm que Fazer”

3º Tipo: O Líder Líder!

Tipo de Líder: O Líder Líder, por Sacha Matias
Mesmo que não saiba o Caminho, Este Líder Leva e Eleva os Outros a Patamares de Excelência.

Adoro ver pessoas com ideias e que dão passos onde outros têm medo de os dar. E para além disso estão sempre preocupados com as pessoas à volta.

Conheces alguém assim?

O Líder Líder é uma pessoa que tem uma empatia incrível, geralmente gosta de ouvir o que todos têm a dizer.

No entanto faz longas reuniões e deixa as pessoas que lidera que, em conjunto, decidam as tarefas de cada um.

O seu papel, muitas vezes, confunde-se com o papel de outros membros, podendo ser substituído nalgumas ocasiões.

Muitas vezes o Líder Líder tem dificuldades em resolver imprevistos e costuma ter uma péssima gestão de tempo (algo que, por exemplo, eu era um perito – por isso tornei-me um Procrastinador Profissional), facilmente distrai-se e deixa de cumprir tarefas produtivas atrasando cronogramas (é perito a entregar em cima da hora – Eu!!!).

Falo de Organização
E Sobre Atrasos e
Como podes Recuperar
Neste Artigo:
"Porque é Difícil
Atingir Objetivos"

Vamos as Vantagens e Desvantagens? Se chegaste aqui é porque queres ver:

Vantagens:

  • Interação entre líderes e equipa (e eleva outras pessoas a quererem revelar o líder que têm dentro deles);
  • Atenção à satisfação e motivação dos liderados, que geralmente são mais responsáveis e produtivos;
  • Valorização da contribuição de todos na equipa;
  • Maior compromisso e responsabilidade dos membros.

Desvantagens:

  • Os processos de decisão e de mudança podem ser lentos;
  • Exige nível de maturidade alto e experiência de cada elemento que participa (a equipa);
  • Risco de perda de controlo de determinadas tarefas ou processos.

Conheci, felizmente alguns Líderes deste Tipo (E são comummente os Líderes de Organizações Tecnológicas). Como disse, e tal como o anterior, tem que ter uma equipa e estar rodeado de pessoas realmente proativas. É altamente influenciador, comunicador e tem uma capacidade de comunicação excepcional.

Se te identificas com o Líder Líder, tens características de pessoas que compartilham objetivos, metas e conhecimentos com as pessoas que conheces, demonstras receptividade para ouvir e acatar as ideias e sugestões que venham contribuir para a tua melhoria e para atingir resultados que desejas.

“Sê a mudança que queres ver no mundo!”

Mahatma Gandhi (Um verdadeiro Líder Líder)

Uma coisa é certa, independente dos tipos de liderança existentes (e como disse deve ser dos assuntos mais estudados na atualidade em termos organizacionais), ser um um bom líder pode implicar:

  • Tomar decisões e comunicá-las a todos os elementos;
  • “Vender” (convencer/influenciar) a sua decisão a todos os elementos;
  • Apresentar as suas ideias e solicitar possíveis questões/reparos;
  • Apresentar o problema, pedir sugestões para tomar a decisão;
  • Definir limites de acordo com o que grupo indicar;
  • Dar permissão para que o grupo decida de forma livre.

Existe algum tipo perfeito?

Certamente que não.

Se tens pessoas pouco proativas, deves assumir características do Líder Chefe; Se tens pessoas à tua volta com uma alta iniciativa e sabem o que têm que fazer (para além de uma motivação e confiança inabalável), então sê o Líder “Eu Sei que Eles Sabem o que Têm que Fazer”. Mas, se as pessoas que estão à tua volta têm características de iniciativa, são proativos mas por vezes não sabem o que fazer então se o Líder Líder.

O perfeito seria teres um pouco dos 3 e ajustares consoante as necessidades diárias. E vai ficar mais claro para ti se tiveres a consciência que és um Líder do Caraças (Desculpa, entusiasmei-me, mas eu sou assim em tudo).

E nesta fase, em que o Mundo está a ser Assolado por um Crise Global, é o momento oportuno para trabalhares o tipo de líder que és. Podes e deves emancipar e reconhecer estas características em ti. É na tua capacidade de líder que vamos conseguir vencer este inimigo comum, o COVID-19.

Deixa o teu comentário no final deste artigo.

Tem uma excelente semana,

Sacha Matias (Dr.Performance, by SME).

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Todos os Artigos

Partilha nas Tuas Redes Sociais (Escolhe um botão)

POWERED BY Sacha Matias 

Dr. Performance © Copyright 2019

Muito Obrigado pela tua Subscrição.

Irás receber E-mails com o remetente: email@drperformancebusiness.com

Se nas próximas 24h não receberes nenhum email, verifica a tua caixa de Spam, promoções e caixote do lixo no gmail (e Spam no hotmail ou live).

Irás receber como oferta no primeiro e-mail o e-book “Está na Altura de Ganhares Tempo”

Vamos-nos vendo por aqui, Sacha Matias

Powered By Sacha Matias